segunda-feira, março 12, 2007

Razão, Lógica e Prática

Monsanto, Foto Arquivo Pessoal


“I want you to get together…”,
St. Germain – Rose Rouge

“Estou um pouco confusa, Federico…”, diria a Floribela!

Não sei se haverá consultores pessoais para nos gerir a vida e tomar por nós as decisões do dia a dia… Se houver algum que conheçam e pratique uns preços simpáticos… entrego-lhe a minha! Eu direi o que pretendo e ele assumirá a responsabilidade de me levar até aos meus objectivos…

A ligação aparentemente linear entre as três vertentes em epígrafe é das que vejo mais vezes quebrada ao longo da vida… e das que vejo mais difícil de gerir…

A razão, os preceitos morais, a lógica no sentido da distinção de raciocínios válidos de não válidos e da ligação de ideias… tudo isto como tutor da nossa vida, é deturpado pelo querer, pela vontade e pela prática!

E qual o peso desta distorção? O quanto está errado deixarmo-nos abalar pelos nossos anseios… Não conheço o sentido da vida, mas não andará ali perto do saciar desejos e da satisfação pessoal? Quanto tempo teremos para nos realizar?

Permito-me a egoísmos, enquanto mantiver o respeito e não lesar terceiros… o que hoje vai sendo difícil de cumprir, tendo outros dependentes de mim… Sei que qualquer passo que damos poderá ser julgado e revisto à luz da moral, da ética ou simplesmente pela maldizente do quinto esquerdo… (“- Aquele magano!”; “- Tá doido!”; “- É um malandro!”)

… Serei responsável, íntegro, mas nunca aceitarei prisões… mantenho o mais firme desejo de seguir como uma folha ao sabor do vento e se possível a esvoaçar sobre o mar!


“I want you to get together…”

Sem comentários: