domingo, setembro 17, 2006

Water Light Time

Sempre nutri um gosto muito especial por livros, tanto que me evito inúmeras vezes de passar em frente a livrarias.


Parece um contra-senso, mas na verdade não é. A questão é que sempre que entro numa, o risco de ruína financeira pode tornar-se real. São inúmeros os títulos que gostaria de ter e descubro sempre outros, dos quais desconhecia a sua existência, mas que resolvo serem essenciais. Para agravar esta minha falta de auto controlo, os livros ostentam, hoje em dia, preços verdadeiramente obscenos.



Tirando estes “pequenos” pormenores, adoro o ambiente de uma livraria, principalmente das mais antigas e intimistas, cujas fileiras de estantes cheias de livros as fazem assemelhar mais a um santuário ou lugar sagrado. De certa maneira, essa forma de ver as coisas, leva-me a abrir os livros quase solenemente, a avaliá-los de forma cuidada, a deleitar-me com o folhear das folhas de papel ainda imaculadas...



Se bem que já desvirtuado dessa aura quase mística das livrarias antigas, também me agrada o conceito contemporâneo que a Fnac apresenta, com a sua vasta escolha de livros toda muito à disposição e os seus inúmeros assentos espalhados pela loja a convidarem a uma apreciação serena… aparenta-me, sinceramente, um ambiente muito democrático.



Como surfista sinto-me especialmente atraído por livros que se debrucem pela nossa cultura, pela nossa história, livros que falem de surf, das ondas e dos locais de excelência que as acolhem, dos heróis e personalidades que se destacaram pela sua prática, mas também livros de fotografias com o mar como principal protagonista. Se pudesse tinha todos os que encontrasse...



Pois o propósito deste post prende-se, precisamente, com o de partilhar e apresentar uma das minhas últimas aquisições, um livro que andei a namorar durante algum tempo nas livrarias e que finalmente assenti ao devaneio de comprar. Chama-se “Water Light Time” e debruça-se sobre a extraordinária obra fotográfica de David Doubilet, um mergulhador, jornalista e image-maker, que é aclamado pelo mundo fora como o melhor fotógrafo subaquático.



O livro possui poucos textos, mas um número incontável de fotografias notáveis. É incrível como uma única pessoa consegue vivenciar e ao mesmo tempo congelar tantos momentos únicos e espectaculares… Deixo aqui uma pequena amostra.

7 comentários:

Anónimo disse...

Boas “ondas”

Simplesmente, obrigado pela partilha…

Até a proxima,

quebracoco disse...

Boas!

Também já andei de volta desse livro...Ainda há bem pouco tempo estive a folhear e fiquei de olho nele...Aliás algumas das fotografias já as conhecia dado tê-las em postal...

Muito bom! Muito boa sugestão!

Anónimo disse...

O teu blog tá fixe, keep it up!

Luis Paulo Magalhães disse...

Que fotos!! A lontra marinha parece uma personagem de BD da forma como o seu "sorriso" foi apanhado....

Cuze disse...

Absolutamente notaveis, as fotos! Excelente post e excelente sugestão, vou estar atento!
Partilho dessa tua paixão pelos livros e também dessa tua indignação acerca do preço dos livros em Portugal - um verdadeiro entrave à cultura da leitura!!

hasta
abraço

Anónimo disse...

Adorei seu blog...já li vários posts, inclusive sobre o Brasil, que é onde eu moro...mas este último é demais... vou procurar este livro...
tks!
Lívia

Pedro Ferro disse...

Obrigado pelo teu comentário tão simpático... É um orgulho para mim que as minhas palavras tenham algum eco por terras e águas brasileiras!

Aparece sempre!