
Hoje é o aniversário do Tiago “Saca” Pires…
Eu não sou propriamente uma daquelas pessoas que extravasam admiração por quem não conheço pessoalmente… Mas acho que é quase inquestionável que todos sentimos especial apreço por uns quantos ilustres nossos desconhecidos…
Existem escritores que traduzem em palavras o que nunca soubemos dizer, cineastas que nos deslumbram com o seu génio e imaginário, músicos que nos transportam para dimensões que nos parecem estar para além do real e do palpável…e para mim, ao mesmo nível, surfistas que escrevem nas ondas as linhas que gostaríamos de desenhar.
Reconheço no Tiago o génio de artista, que ele apresenta no mar… na pressão entregue em cada curva, no seu surf polido e de linhas certeiras, na garra e aparente ausência de medo em mar cavernoso, nos seus voos controlados adornados com uma pequena torção ou expressividade corporal, na facilidade que tem em prever tubos onde se encaixar e nos pequenos gestos, aparentemente simples, que marcam a diferença em relação ao surf do comum dos mortais.
Com a visibilidade e o destaque dos seus resultados foi sendo colocado num patamar de estrela no nosso universo pequenino do surf português e entretanto, conforme a nossa imaginação e a nossa necessidade de endeusar ou divinizar estas pessoas, traçamos-lhe o resto do perfil…
Porém não será preciso um olhar clínico para perceber o que é mesmo real no seu carácter… E o que mais lhe admiro é a grandeza do seu espírito (em oposição à tacanhez típica portuguesa de que somos todos uns coitadinhos). A coragem que teve em pensar com toda a largueza e sem qualquer medo do ridículo e afirmar que queria ser campeão mundial traduz essa minha ideia.
Não me vou meter pelo seu currículo desportivo, nem pelas suas aventuras e desventuras no WQS… Sabemos sobremaneira que não atingiu o escalão principal do surf mundial por diversas vezes por uma unha negra… Mas, penso, que tenho senpre mantido uma fé semelhante à dele. Acredito que no presente é que está a luta e que este ano não falhará…
Para já vai muito bem encaminhado num 16º posto do WQS, quando apenas contabiliza apenas dois dos seus melhores resultados… E convém salientar que 9 dos surfistas que se encontram à sua frente no ranking estão a contabilizar 3…
Saca, power, velocidade e estilo, foto Carlos Pinto (?)
6 comentários:
Explicas muito bem no teu texto aquilo que muitos free surfers como "nós" sentem em relação ao Saca. É a esperança do reconhecimento do surf português. Todos queremos que ele Chegue bem longe!
Bela homenagem ;)
Parabéns Saca
Beijinhos Pedro
Beijinhos e obrigado pelo comentário Rita ;)
belo blog, bacana demais o texto sobre a cena do filme beleza americana; e muito feeling para as ondas. grande abraço, zé augusto de aguiar, do brasil (colaborei uns tempos na Surf Portugal, fazendo a seção lendas e mitos)
Viva Zé! Fico contente por teres visitado o blog... A surfPortugal, com todos os seus altos e baixos, tem-me mantido como seu fiel comprador desde as minha primeiras surfadas (salvo erro a 1ª edição que comprei foi a 50, a 1ª edição c periodicidade mensal)...
Penso que devo ter lido todos os teus textos lá publicados... estão óptimos, não se quedam por aquela abordagem superficial e nota-se muito trabalho de pesquisa e muita cultura!
Como tenho montes de revistas destas espalhadas cá por casa, de vez enquando pego numa e releio matérias anteriores... e por coincidência, mesmo ontem reli o teu artigo acerca do Joel Tudor!
Obrigado pelo comentário... Vai aparecendo!
Desculpa dizer-te, mas dúvido que o Saca, tenha por totais desconhecidos como tu, metade do respeito que tu tens por ele. Dúvido mesmo que ele deixasse passar uma onda boa para tu fazeres e dúvido também que ele tivesse algum problema em te dropinar a melhor onda que conseguisses apanhar.
Gosto de alguns pontos do teu blog apesar da tua extrema ingenuidade.
Até a próxima.
Caríssomo
Não precisas pedir desculpa por teres opinião divergente da minha.
Como pudeste ler no meu post, n sou propriamente de "extravar" grande admiração por pessoas que n conheço pessoalmente, principalmente pq tendemos a idealizar-lhe os traços q desconhecemos...
Elogio o Tiago pelo seu surf e pela sua coragem... desconheço-lhe a tendência de dropinador, dado q o costumo ver em competição e na mesma isso paga-se com uma interferência...
Pelos vistos não gostaste de ser dropinado por ele e n te censuro... quando assim é a admiração esvai-se em segundos...
Como aprendi a surfar na Costa, era costume andar no meio da prozada... David Luis, Nuno Matta, João Antunes, Ivo Santos e muitos outros... por acaso nunca fui dropinado por nenhum deles... Calhou! Mas teriam perdido certamente alguma da mistica q na altura lhes atribuia.
Não q tenha mto a ver, mas lembro-me de um episódio, um dia, com o Miguel Ruivo... Fui eu que o dropinei... duas vezes de seguida... pelas duas vezes me parecia impossível ele dropar tão atrasado e arranquei à sua frente... tiro-lhe aqui o chapéu pela sua atitude, pq ele veio falar comigo na maior das calmas, percebendo que eu era maçarico e n se armando em vedeta... claro que lhe pedi desculpa...
"Gosto de alguns pontos do teu blog apesar da tua extrema ingenuidade."
Ó migo... é natural que expondo aqui os meus melhores sentimentos me vejas como ingénuo... Mas aradeço-te as palavras... tentarei vê-las como uma chamada de atenção p em futuras intervenções, n despir a realidade das suas duas vertentes... a positiva e a negativa...
Vai aparecendo!
Enviar um comentário