terça-feira, março 13, 2007

Parabéns Saca!

Tiago Pires em pleno voo, foto de João Valente - SurfPortugal #115

Hoje é o aniversário do Tiago “Saca” Pires…


Eu não sou propriamente uma daquelas pessoas que extravasam admiração por quem não conheço pessoalmente… Mas acho que é quase inquestionável que todos sentimos especial apreço por uns quantos ilustres nossos desconhecidos…

Existem escritores que traduzem em palavras o que nunca soubemos dizer, cineastas que nos deslumbram com o seu génio e imaginário, músicos que nos transportam para dimensões que nos parecem estar para além do real e do palpável…e para mim, ao mesmo nível, surfistas que escrevem nas ondas as linhas que gostaríamos de desenhar.

Reconheço no Tiago o génio de artista, que ele apresenta no mar… na pressão entregue em cada curva, no seu surf polido e de linhas certeiras, na garra e aparente ausência de medo em mar cavernoso, nos seus voos controlados adornados com uma pequena torção ou expressividade corporal, na facilidade que tem em prever tubos onde se encaixar e nos pequenos gestos, aparentemente simples, que marcam a diferença em relação ao surf do comum dos mortais.

Com a visibilidade e o destaque dos seus resultados foi sendo colocado num patamar de estrela no nosso universo pequenino do surf português e entretanto, conforme a nossa imaginação e a nossa necessidade de endeusar ou divinizar estas pessoas, traçamos-lhe o resto do perfil…

Porém não será preciso um olhar clínico para perceber o que é mesmo real no seu carácter… E o que mais lhe admiro é a grandeza do seu espírito (em oposição à tacanhez típica portuguesa de que somos todos uns coitadinhos). A coragem que teve em pensar com toda a largueza e sem qualquer medo do ridículo e afirmar que queria ser campeão mundial traduz essa minha ideia.

Não me vou meter pelo seu currículo desportivo, nem pelas suas aventuras e desventuras no WQS… Sabemos sobremaneira que não atingiu o escalão principal do surf mundial por diversas vezes por uma unha negra… Mas, penso, que tenho senpre mantido uma fé semelhante à dele. Acredito que no presente é que está a luta e que este ano não falhará…

Parafraseando Samuel Beckett: “Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better.”

Para já vai muito bem encaminhado num 16º posto do WQS, quando apenas contabiliza apenas dois dos seus melhores resultados… E convém salientar que 9 dos surfistas que se encontram à sua frente no ranking estão a contabilizar 3…

Em suma…

MUITOS PARABÉNS SACA! FELICIDADES…

Saca, power, velocidade e estilo, foto Carlos Pinto (?)

Ah… e se por acaso deres c isto, dá-me um toque… é que com tantos elogios fica-te bem pagares-me um copo, : )

6 comentários:

Anónimo disse...

Explicas muito bem no teu texto aquilo que muitos free surfers como "nós" sentem em relação ao Saca. É a esperança do reconhecimento do surf português. Todos queremos que ele Chegue bem longe!

Bela homenagem ;)

Parabéns Saca

Beijinhos Pedro

Pedro Ferro disse...

Beijinhos e obrigado pelo comentário Rita ;)

Anónimo disse...

belo blog, bacana demais o texto sobre a cena do filme beleza americana; e muito feeling para as ondas. grande abraço, zé augusto de aguiar, do brasil (colaborei uns tempos na Surf Portugal, fazendo a seção lendas e mitos)

Pedro Ferro disse...

Viva Zé! Fico contente por teres visitado o blog... A surfPortugal, com todos os seus altos e baixos, tem-me mantido como seu fiel comprador desde as minha primeiras surfadas (salvo erro a 1ª edição que comprei foi a 50, a 1ª edição c periodicidade mensal)...

Penso que devo ter lido todos os teus textos lá publicados... estão óptimos, não se quedam por aquela abordagem superficial e nota-se muito trabalho de pesquisa e muita cultura!

Como tenho montes de revistas destas espalhadas cá por casa, de vez enquando pego numa e releio matérias anteriores... e por coincidência, mesmo ontem reli o teu artigo acerca do Joel Tudor!

Obrigado pelo comentário... Vai aparecendo!

Anónimo disse...

Desculpa dizer-te, mas dúvido que o Saca, tenha por totais desconhecidos como tu, metade do respeito que tu tens por ele. Dúvido mesmo que ele deixasse passar uma onda boa para tu fazeres e dúvido também que ele tivesse algum problema em te dropinar a melhor onda que conseguisses apanhar.

Gosto de alguns pontos do teu blog apesar da tua extrema ingenuidade.

Até a próxima.

Pedro Ferro disse...

Caríssomo

Não precisas pedir desculpa por teres opinião divergente da minha.

Como pudeste ler no meu post, n sou propriamente de "extravar" grande admiração por pessoas que n conheço pessoalmente, principalmente pq tendemos a idealizar-lhe os traços q desconhecemos...

Elogio o Tiago pelo seu surf e pela sua coragem... desconheço-lhe a tendência de dropinador, dado q o costumo ver em competição e na mesma isso paga-se com uma interferência...

Pelos vistos não gostaste de ser dropinado por ele e n te censuro... quando assim é a admiração esvai-se em segundos...

Como aprendi a surfar na Costa, era costume andar no meio da prozada... David Luis, Nuno Matta, João Antunes, Ivo Santos e muitos outros... por acaso nunca fui dropinado por nenhum deles... Calhou! Mas teriam perdido certamente alguma da mistica q na altura lhes atribuia.

Não q tenha mto a ver, mas lembro-me de um episódio, um dia, com o Miguel Ruivo... Fui eu que o dropinei... duas vezes de seguida... pelas duas vezes me parecia impossível ele dropar tão atrasado e arranquei à sua frente... tiro-lhe aqui o chapéu pela sua atitude, pq ele veio falar comigo na maior das calmas, percebendo que eu era maçarico e n se armando em vedeta... claro que lhe pedi desculpa...

"Gosto de alguns pontos do teu blog apesar da tua extrema ingenuidade."
Ó migo... é natural que expondo aqui os meus melhores sentimentos me vejas como ingénuo... Mas aradeço-te as palavras... tentarei vê-las como uma chamada de atenção p em futuras intervenções, n despir a realidade das suas duas vertentes... a positiva e a negativa...

Vai aparecendo!