terça-feira, março 27, 2007

Relendo Gabriel

Gabriel o Pensador, foto a descobrir em http://www.gabrielopensador.com.br/

De vez enquando sou re-visitado por histórias que já li... raramente se revelam de uma só vez... e são sublimes na forma como se mostram e ocultam, deixando-me apenas ler algumas linhas que me oferecem como dicas para descobrir donde as conheci...

Hoje, porém, que assim também acontece, fazendo-se a excepção que confirma a regra, a visita foi de uma que se me ofereceu fácil e que escancarou a sua proveniência sem hesitações... Foi o Gabriel (o pensador) que ma ofereceu no seu livro "diário noturno", um livro que reune um pouco da sua essência enquanto pessoa, filósofo, poeta, surfista e um sem-fim de facetas que o inconformado cantor veio expor de si próprio.

Hoje à noite ainda fui a casa do meu pai buscar o livro que lhe tinha oferecido à cerca de 5 anos... lembro-me de ele o receber na altura com surpresa, enquanto avaliava a capa colorida... também temos uma cota parte de responsabilidade em romper o cinza habitual que se queira instalar entre a nossa família, não é?

Folheei o livro e redescobri a história facilmente... não podia deixar de compartilhá-la aqui:

2 comentários:

Cuze disse...

Também tenho esse livro, e nem precisei de ler na integra essa crónica que aqui colocaste para me lembrar nitidamente da mesma, de a ter lido. Aliás, foi mesmo das que mais me ficaram na retina.
Muito boa, eu gostei na generalidade do livro, muito mesmo. São como páginas soltas de pedaços de um universo pessoal, que eu considero exemplar e que se reveste quase de lição de vida. É nisso que ele é bom, o Gabriel, a ensinar! è um tipo com um coração enorme e nota-se, com uma alma, como dizem os brasileiros "gentxi boa"!!
hasta
abraço

Anónimo disse...

esse livro é demais, ilumina, traz beleza e também dor. gabriel é nosso melhor rapper, mas por ser branco e de família rica, sofre duplo preconceito num meio (o rap) black e pobre. as letras das canções deles são poderosas e o livro traz algumas das poesias mais simples e belas que já li. bem lembrado, ah, e o cara, claro, surfa. abraço, zé augusto de aguiar
zeguto.blog.uol.com.br