quinta-feira, janeiro 18, 2007

Sobre a Beleza


A origem da beleza e do deslumbre estão muitas vezes relacionadas com o acaso e o imprevisto… Neste excerto do “American Beauty” ela apresenta-se na forma de um saco de plástico a esvoaçar, lembram-se?

"It was one of those days when it's a minute away from snowing and there's this electricity in the air, you can almost hear it. And this bag was, like, dancing with me. Like a little kid begging me to play with it. For fifteen minutes. And that's the day I knew there was this entire life behind things, and... this incredibly benevolent force, that wanted me to know there was no reason to be afraid, ever. Video's a poor excuse, I know. But it helps me remember... and I need to remember... Sometimes there's so much beauty in the world I feel like I can't take it, like my heart's going to cave in."

Durante esta cena, no cinema, lembro-me de ouvir umas quantas pessoas a rir, talvez afastando de si o embaraço da possibilidade de se emocionarem com tão descabida situação… Mas sim, atrás de qualquer coisa pode haver uma vida imensa que podemos escolher abraçar ou não!
Alguns encontram-na enquanto regam o quintal num fim de tarde estival, outros, de manhã, a beber um sumo de laranja acabado de espremer, frente a uma janela solarenta. Há aqueles que a encontram a escalar montanhas apenas porque elas estão lá, mas eu revejo-a, essa vida e esta beleza efémera e palpitante, nas ondas que são surfadas, nos jogos de leitura que se têm de efectuar, na adequação de linha e movimentos às secções e paredes que se nos apresentam… O nosso gesto respondendo ao da onda, a onda respondendo ao nosso gesto… num diálogo circular, como um saco de plástico a esvoaçar!

Deixo-vos um pequeno trecho do filme "Glass Love", de Andrew Kidman, que teve a imensa habilidade de o compor recheado de momentos como os que aqui descrevi:


3 comentários:

Anónimo disse...

e lindo , parece que caminha sobre as ondas sem prancha , a beleza e feita muintas vezes no surfar nas calmas e nao do stress, na ganancia de ter de surfar mais ondas que os outros

Anónimo disse...

Somos todos iguais mas todos diferentes, cada um vive a vida a seu ritmo, harmonia é no meu entender o que se pode obter na mensagem deste teu post. É assim que tento passar a minha vida, mas meu Deus como é difícil neste mundo actual do "Homo economicus"...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.