quarta-feira, janeiro 31, 2007

O Dia Mais Frio do Ano – Parte I

Costa da Caparica, Cova do Vapor - foto arquivo pessoal

Era Sexta, fui passar a noite a casa de uma amigo meu da Costa, a ideia era levantar cedo no Sábado e ir surfar a manhã.

Estava um frio invulgar para estas bandas, uns 5 ºC diria, e o que apetecia era mesmo recolher em casa… No que diria respeito ao programa da noite, estávamos bem entendidos, aquecedor, estirar no sofá e uma “televisãozita” a meio gás… Soava perfeito...

Nesta altura do ano sinto-me muitas vezes como que a entrar em hibernação. Fico muito menos activo, mais caseiro, mais virado para dentro… Assumo por completo um desagrado especial pelo frio e por esta estação, pelo menos no que toca ao clima… Leva-me sempre a um estado profundo de letargia e introspecção…

Bem, de uma forma simples e directa diria, antes, que fico menos de “cerveja na esplanada” e mais de “chá e torradas no aconchego do lar”… O que eu não dava para que Portugal fosse um daqueles países de água quente e surfezinho de calções!

O programa estava a ser cumprido a rigor… No sofá, embrulhados cada um com seu cobertor, curtíamos o sarcasmo e o humor do “Dr. House”… Naquele cenário acolhedor, franzia-me um pouco ao pensar na surfada marcada para a manhã seguinte… Eu até estava com alguma tosse, pensei… Até seria uma boa desculpa, não fosse eu estar sempre a dizer, que n há nada que um bom dia de surf não cure.

O telefone tocou… era o Zé…

- Como é Pedro, amanhã vamos surfar?
- É pá… eu estava a pensar em ir de manhã, mas...
- Vamos… Passei a semana toda a seco apetece-me mesmo ir ao mar.
- Sabes… Este frio é q me desencoraja um bocado… - Arrisquei.

- TU DEVES ESTAR A GOZAR COMIGO! Qual frio? Não me digas que ligas a isso?

Bolas, que intransigência, que paixão... Grande Zé! Até quase me senti envergonhado de por em causa uma surfada numa manhã gelada de Inverno… Quase…

- Bom, temos de ir, então! – Ri-me rendido. E lá combinámos a coisa…

Costa da Caparica, São João - foto arquivo pessoal

2 comentários:

Anónimo disse...

Como eu costumo dizer. Pode-se ter as melhores condições para praticar o desporto que mais gostamos, mas que adianta isso se não tivermos com quem partilhar?
A companhia dos amigos é a melhor das condições...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.